Governo vai modernizar Normas Regulamentadoras de SST

Beto Soares/Estúdio Boom Data: 09/05/2019 / Fonte: Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho Brasília/DF – As Normas Regulamentadoras (NRs) de segurança e saúde no trabalho vão passar por um amplo processo de modernização. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9) pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, na abertura da 31ª edição do Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos…

LER MAIS
esocial_soc

eSocial: está aberto ambiente de testes para eventos de SST

Data: 20/03/2019 / Fonte: Redação Revista Proteção Brasília/DF – O ambiente de testes (produção restrita) está aberto para o recebimento de eventos de Segurança e Saúde no Trabalho. A abertura aconteceu na segunda-feira, dia 18 de março. De acordo com informações do comitê do eSocial no Ministério da Economia, compõem os eventos de SST a tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador,…

LER MAIS
Por meio dos dados lançados na tela de licença médica, é possível controlar e gerenciar o FAP, NTEP e ainda garantir que o leiaute S-2230 seja gerado dentro dos padrões do eSOCial. Além disso, o SOC integra fácil com outros sistemas para maior automação dos dados.

Como funciona a Gestão de afastamentos e absenteísmos no SOC

Por meio dos dados lançados na tela de licença médica, é possível controlar e gerenciar o FAP, NTEP e ainda garantir que o leiaute S-2230 seja gerado dentro dos padrões do eSOCial. Além disso, o SOC integra fácil com outros sistemas para maior automação dos dados. Saiba mais em nosso blog: ► www.laboral.com.br https://ww2.soc.com.br/2019/01/como-funciona-gestao-de-afastamentos-e-absenteismos/?fbclid=IwAR2qgp7Pxf3H31Veb1jC6JXJj73SDDKOcBGYWWrTJMz1HH7DYobhAadMB3w #medicinaocupacional #saudeocupacional #medicinadotrabalho #soc #sst#licencamedica #afastamento #esocial #s2230 #leiaute #afastamentos#absenteismo #fap #gestaofap

LER MAIS
Brumadinho

Acidente em Brumadinho já é considerado o acidente de trabalho com maior número de óbitos no Brasil

Acidente em Brumadinho já é considerado o acidente de trabalho com maior número de óbitos no Brasil arte: Evilyn Cristhina da Silva Dados de hoje, 8 de fevereiro, mostram que são 157 óbitos e que 182 pessoas continuam desaparecidas Por Marco Bussacos, Cézar Akiyoshi e Maria Maeno, pesquisadores da Fundacentro em 08/02/2019 Em Nota Técnica elaborada por pesquisadores da Fundacentro, quanto ao acidente ocorrido em Brumadinho (MG), em 25…

LER MAIS
Nova carga de eventos do eSocial atualizou a base do CNIS

Nova carga de eventos do eSocial atualizou a base do CNIS

Nova carga de eventos do eSocial atualizou a base do CNIS até 20/12/2018. Publicado: 08/02/2019 12h33, Última modificação: 08/02/2019 12h34 O CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, base do INSS utilizada para reconhecimento de benefícios previdenciários foi novamente atualizada com dados do eSocial. Com isso, o reconhecimento do direito ao benefício passa a ser automático, ou seja, dispensa o segurado de apresentar documentos de comprovação do vínculo e…

LER MAIS
esocial_novidades

eSocial – O ambiente de testes será aberto para o recebimento de Eventos

eSocial – O ambiente de testes (produção restrita) será aberto para o recebimento de eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST a partir do dia 18 de março. Compõem os eventos de SST a tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador, exame toxicológico do motorista profissional, condições ambientais do trabalho – fatores de risco, treinamentos, capacitações, exercícios simulados e…

LER MAIS
A Resolução do Comitê Gestor do eSocial Nº 21, de 28 de dezembro de 2018, publicada no DOU de 17/01/2019, aprovou a versão 2.5.01 do MOS - Manual de Orientação do eSocial, que se aplica à versão 2.5 do leiaute. As alterações feitas aprimoram o texto já publicado do MOS, corrigindo alguns pontos do manual. A nova versão está disponível na página de Documentação Técnica do portal do eSocial.

MOS – Manual de Orientação do eSocial, que se aplica à versão 2.5 do leiaute

A Resolução do Comitê Gestor do eSocial Nº 21, de 28 de dezembro de 2018, publicada no DOU de 17/01/2019, aprovou a versão 2.5.01 do MOS – Manual de Orientação do eSocial, que se aplica à versão 2.5 do leiaute. As alterações feitas aprimoram o texto já publicado do MOS, corrigindo alguns pontos do manual. A nova versão está disponível na página de Documentação Técnica do portal do eSocial.

LER MAIS
Data: 08/01/2019 / Fonte: Redação Revista Proteção/Martina Wartchow Em tempos de eSocial, serviços de suporte a empresas precisam ser aperfeiçoados para contribuírem no fortalecimento de uma real cultura de Segurança e Saúde no Trabalho Embora representem menos de 10% do total de dados a serem transmitidos, os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho têm gerado grande parte das reclamações e dúvidas de empresas, assim como mudanças de leiautes e postergações de prazos na implantação do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Não porque mudaram as exigências legais voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, pois apenas a forma como sua declaração deverá ser feita e atualizada é que foi alterada. Mas, principalmente, por causa de uma ainda existente "cultura prevencionista cartorial", ou seja, de preenchimento da papelada básica de gaveta a ser apresentada no caso de uma eventual auditoria. E, ainda, pela inexistência de programas de SST estratégicos bem desenvolvidos e colocados em prática de fato nas organizações. Nesse cenário, que demanda mais envolvimento e trabalho, não só no que diz respeito à qualificação dos cadastros administrativos, mas, principalmente, na criação de ambientes laborais realmente seguros, saudáveis e, consequentemente, mais produtivos, cresce a importância dos serviços de consultoria de qualidade na área. Estes, por sua vez, também precisam passar por aprimoramentos para atender às novas demandas do seu público com competência e responsabilidade. Por isso, as assessorias sérias estão mobilizadas na capacitação de seus colaboradores, investindo em estrutura, adquirindo ferramentas apropriadas e buscando a gestão otimizada de SST para seus clientes. Os novos tempos também exigem mobilização conjunta, de parceria, entre as partes. Confira a reportagem completa na edição de janeiro da Revista Proteção.

Consultorias em SST: assessoria é coisa séria – Parceria Laboral e Revista Proteção

Data: 08/01/2019 / Fonte: Redação Revista Proteção/Martina Wartchow Em tempos de eSocial, serviços de suporte a empresas precisam ser aperfeiçoados para contribuírem no fortalecimento de uma real cultura de Segurança e Saúde no Trabalho Embora representem menos de 10% do total de dados a serem transmitidos, os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho têm gerado grande parte das reclamações e dúvidas de empresas, assim como mudanças de leiautes…

LER MAIS
ESOCIAL_TESTE

Ambiente de testes estará disponível para eventos de SST a partir de 18/03

Testes de SST Empresas de qualquer grupo poderão enviar seus eventos para teste. Publicado: 16/01/2019 14h37,Última modificação: 16/01/2019 14h37 O ambiente de testes (produção restrita) será aberto para o recebimento de eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST a partir do dia 18 de março. Compõem os eventos de SST a tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador, exame toxicológico do motorista profissional,…

LER MAIS